quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Debate MTV - 1

Estava eu ( mais uma vez com aquela insônia desgraçada! ), sentada no sofá de minha sala, quando resolvi assistir tv.
Foi o quanto bastou para ficar ainda mais irritada: além da maldita falta de sono,nada – nada mesmo! – tinha de bom no maior invento de entretenimento. Eis, então que seleciono , depois de muito custo, um canal (que pra variar não faz parte da rede nacional, e sim da tv por assinatura): MTV.
Me interessei bastante pelo tema que abordava o programa do Lobão, o MTV Debate. Falava sobre educação religiosa, e o ponto de partida para a discussão era “Religião se Aprende na Escola ou em Casa?”.
Sinceramente, estava uma bagunça! E a única coisa que não saiu da minha cabeça foi uma estudante burguesa reclamando que na sua escola ela tinha a escolha de assistir a aula da religião que assim lhe fizesse melhor.
Cara, na boa: não se deve ter aula de religião coisa nenhuma em nenhum espaço público ou comum à pessoas de diversas origens.
Quando era aluna do ensino fundamental , tinha aula de religião sim, e eu adorava porque a professora era simpática, passava umas coisinhas lá pra gente pintar desenhar...mas de verdade desde que comecei a pensar que aquela aula acabava-se por ser excludente, já que a professora era católica e o que ela tinha como base para nos passar eram os princípios da igreja a qual freqüentava, e a turma com mais de trinta alunos não era homogenia nesse sentido, comecei também a perceber que aquela aula era inútil pra mim, para crianças não católicas e de verdade para qualquer outro aluno. Aquele aula era mais uma maneira de não deixar que a gente cair numa rotina chata do dia dia. E outra coisa: já é obrigação ter que estudar; religião deve ser opção. Por tanto não acho que deva fazer parte do currículo escolar um tema que é opcional!
Isso me parece uma forma ridícula de impor ao estudante uma coisa que se ele não tem em casa é porque não é de sua natureza, nem da de sua família.
Não acho que o espaço da escola não tenha que ter obrigações, ao contrário, é assim que se começa a criar responsabilidade para a vida que adiante é o que mais vai lhe cobrar.
Descordo desse bando de pedagogos que dizem que o ambiente escolar deve agradar o aluno em todos os sentidos( calma gente...não sou nenhuma militar neurótica de guerra )
Acho que temos obrigações para com uma vida árdua no mercado de trabalho, e acho que muito além desse pensamento mecânico, existem coisas que a escola é sim obrigada a fornecer ao aluno. Como o incentivo à cultura, à leitura, à atividades físicas, à importância do nosso bem estar em conjunto com uma sociedade onde vivemos e atuamos.
Essas “aulas de religião” poderiam ser substituídas, por exemplo, por aulas de cidadania e integração social; acredito sinceramente que isso seria mais útil para qualquer criança, sendo ela estudante de escola publica ou não.

Nenhum comentário: